sábado, 4 de setembro de 2010
PROJETO: “APRENDER INGLÊS IS FUNNY”
TEACHER: ELIZABETH ALVES
PLANO DE AULA
1 - TEMA: Aprendendo Inglês com a música
2 – ANO: 6º ano A
3 – TEMPO ESTIMADO: 04 aulas
4 – RECURSOS: Data show, papel sulfite, papel pardo, lápis de cor, cartolina, folhas fotocopiadas, flip sharp, etc
HABILIDADES:
Ler textos variados como fonte de fruição estética e entretenimento, informação e conhecimento;
Explorar recursos linguísticos da língua materna para produzir textos em segunda língua;
Compreender as estruturas gramaticais básicas da língua estrangeira estudada.
OBJETIVO:
Apresentar textos variados (música, diálogo) para trabalhar os diferentes gêneros textuais e vocabulário;
Ampliar vocabulário, funções estruturas introduzidas no texto;
Criar oportunidade para o aluno desenvolver a habilidade oral e escrita.
CONTEÚDOS:
Hipertexto
Verbo “To be” na forma negativa
SEQUÊNCIA DE TRABALHO
Título: Aquarela (gênero – música)
1.Conhecimentos prévios
Perguntas: Você conhece a musica Aquarela? O que é uma aquarela? Sobre o que você imagina que trata a música?
Após os questionamentos apresentar música fotocopiada em Português para leitura e conhecimento da letra e em seguida apresentá-la em vídeo no data show, sem legenda.
Em seguida apresentar a letra da música fotocopiada em Inglês e pedir que os alunos observem as palavras já conhecidas em inglês. Assistir novamente o vídeo mas agora com a legenda em Inglês.
2 - Trabalho com hipertexto
Dividir a música em quatro partes que será trabalhada em quatro grupos de alunos que deverão reler a letra da música em Português e em seguida escolher algumas palavras e produzir imagens, pintá-las, recortá-las e colá-las na parte da música que estará escrita em papel pardo. Após colar as imagens trabalhar com os links utilizando o nome dos objetos pintados e escrever os seus nomes em Inglês. Após o encerramento da atividade expó-la no mural da escola.
3 - Apresentação na acolhida
Os alunos produzirão em uma carolina recortada do tamanho de um papel sulfite uma aquarela e no verso será colada a letra da música em Português. Ensaiar a música com o vídeo em data show antes de apresentá-la. Após ensaio apresentar a música envolvendo tanto os alunos ouvintes quanto os surdos. Os alunos com surdez apresentarão a música em LIBRAS.
4 - Gramática – Reflexões Linguísticas
Pedir que os alunos observem as frases na música que têm o verbo To Be.
Apresentar a estrutura do verbo To Be na forma negativa.
Realizar atividade utilizando as frases afirmativas da música com verbo To Be para reescrevê-la na forma negativa.
Produzir frases com palavras retiradas do texto na forma afirmativa e depois na forma negativa.
AVALIAÇÃO
- Observar a participação dos alunos em todas as atividades da sequẽncia didática levando em conta sua participação individual, em grupo, sua interação com os colegas e respeito nas relações.
Registrar o desempenho dos alunos nas atividades escritas dando ênfase as reflexões linguísticas.
Registrar uma avaliação individual sobre o trabalho desenvolvido no decorrer das quatro aulas opinando por escrito ou utilizando imagens para expressar sua opinião e conhecimento construido.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Música Aquarela – Toquinho
A new Pratical English Course I
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